- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
InicioVidaSaúdeOperados 107 casos de cataratas no centro oftalmológico

Operados 107 casos de cataratas no centro oftalmológico

Cinco crianças dos cinco aos 12 anos de idade figuram entre os 107 pacientes operados de cataratas no centro oftalmológico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, província do Zaire, no período de 16 a 21 de Julho do ano em curso.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o coordenador deste projecto, o médico oftalmologista Miguel Vinda, disse ser raro crianças serem portadoras de cataratas.

O profissional admitiu, entretanto, que situações traumáticas resultantes de pancadas, quedas ou acidentes podem dar origem ao surgimento desta doença nos menores.

Referindo-se à 20ª sessão de cirurgias de cataratas ora terminada, disse que foi bastante concorrida por pacientes locais e outros oriundos das províncias do Cuanza Norte, Uíge e de Luanda.

Lembrou que a primeira sessão de operações cirúrgicas às cataratas no centro decorreu em Janeiro deste ano, tendo sido atendidos 100 pacientes, sendo que a próxima etapa está prevista para o próximo mês de Outubro deste ano.

As campanhas de cirurgia de cataratas implementadas por esta denominação religiosa estão inseridas no projecto de combate à cegueira no Norte de Angola.

Iniciado em 2009, o projecto tem a parceria do hospital oftalmológico da Boavista de Benguela e conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Fundo de Investimento Africano e da Comissão Médica Baptista (CMB) do Reino Unido. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.