- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Irão rebate Trump e diz não estar impressionado com alerta sobre "consequências"

Irão rebate Trump e diz não estar impressionado com alerta sobre “consequências”

O Irão rejeitou nesta segunda-feira um irritado aviso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Teerão arrisca sofrer consequências terríveis, “como poucos durante a história sofreram antes”, se fizer novamente ameaças contra os EUA.

O ministro das Relações Exteriores do Irão, Mohammad Javad Zarif, respondeu ao alerta de Trump, repetindo o líder norte-americano ao escrever em letras maiúsculas.

“NÃO ESTAMOS IMPRESSIONADOS: O mundo ouviu barulhos ainda mais agressivos há alguns meses. E os iranianos os ouviram – embora mais civilizados – por 40 anos. Nós estamos por aí há milénios e vimos a queda de impérios, incluindo nosso próprio, que durou mais que a vida de alguns países”, escreveu Zarif no Twitter.

“TENHAM CUIDADO!”, escreveu em letras maiúsculas, usando as mesmas palavras que Trump.

O Irão está sob crescente pressão dos EUA e possíveis sanções desde a decisão de Trump em maio de retirar os Estados Unidos de um acordo de 2015 entre potências mundiais e o Irão sobre o programa nuclear iraniano.

Grandes inimigos desde a revolução iraniana de 1979, Washington e Teerão têm aumentado palavras de guerra nos dias recentes.

O governo Trump realizou uma ofensiva de discursos e comunicações online com objetivo de fomentar agitações e ajudar a pressionar o Irão a encerrar seu programa nuclear e o seu apoio a grupos militantes.

Apesar de retóricas intensificadas, ambos possuem razões para quererem evitar começar um conflito.

As palavras de Trump aparentavam ter sido resposta à afirmação do presidente do Irão, Hassan Rouhani, de que políticas hostis em direção a Teerã podem levar à “mãe de todas as guerras”.

No seu tuíte direcionado a Rouhani, Trump escreveu: “Nunca, nunca ameacem os Estados Unidos novamente ou irão sofrer consequências como poucos durante a história sofreram antes. Nós não somos mais um país que irá aturar suas palavras dementes de violência e morte. Tenham cuidado!”.

Rouhani havia falado a um encontro de diplomatas iranianos no domingo: “Sr. Trump, não brinque com o rabo do leão, isto irá levar somente a arrependimentos”.

“A América deveria saber que a paz com o Irão é a mãe de todas as pazes, e guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras”, disse Rouhani, segundo a agência de notícias estatal Irna. (Reuters)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.