- Publicidade-
InicioAngolaRegiõesLunda Sul: Ensino especial na Lunda Sul clama por melhorias

Lunda Sul: Ensino especial na Lunda Sul clama por melhorias

A responsável da escola do ensino especial da Lunda Sul, Madalena Mandanji, disse hoje, sábado, em Saurimo, que a área que dirige debate-se com várias dificuldades, com destaque para a falta de salas de aulas condignas e professores especializados.

Em declarações à Angop, sobre o actual quadro da educação especial na província, a responsável disse que a única escola do ensino especial em Saurimo, funciona em salas pré-fabricadas e em outras de chapa de zinco, sem as mínimas condições de trabalho e acomodação para os alunos.

Explicou que os alunos sentam-se no chão, em blocos, paus, latas de leite e uns poucos em cadeiras de plásticas, o que tem prejudicado o processo de ensino e aprendizagem.

Actualmente a escola comporta 32 salas, 12 das quais pré-fabricadas e 20 provisórias de chapas de zinco, assegurados por 96 professores, sendo 26 especialistas em todas áreas.

Adiantou que as salas não são adequadas para o processo de educação especial, e algumas adaptadas sobretudo as de Atendimentos Educacional Especializado (AEI), área que recupera alunos que vêm do ensino geral.

Outro problema, segundo Madalena Mandaji, tem a ver com a falta de vedação na escola, originando vandalização das salas de aulas, perpetuados por indivíduos desconhecidos, sobretudo na calada da noite.

Informou que as obras de construção definitiva de uma escola com 30 salas em Saurimo estão paralisadas desde 2014.

No tocante ao material braile, a responsável, disse estarem bem servidos, porque a escola recebe apoios do Instituto Nacional para Educação Especial.

De lembrar que no presente ano lectivo sete mil 603 alunos frequentam aulas, registando um aumento de mil alunos, em relação ao período anterior.

A instituição atende alunos com necessidades especiais como intelectual, linguagem, múltiplas, motora, comportamental, altista, transtorno global, auditiva e visual.

Sem revelar número de alunos já formados desde a sua criação em 2000, disse que a escola do ensino especial na Lunda Sul está nos municípios do Dala, Muconda, Cacolo e Saurimo. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.