Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Vice-Presidente do governo líbio de Tripoli demite-se do cargo

Cidade de Tripoli, Líbia (DR)

O Vice-presidente do governo líbio estabelecido em Tripoli, Fathi Al Mujbari, anunciou nesta sexta-feira, a sua demissão e pediu a renúncia do Executivo do Primeiro-ministro Fayez al Serraj, assim como o abandono da cidade, noticiou a Prensa Latina.

Mujbari declarou que a sua demissão era necessária, pois as milícias armadas controlam as agências militares e de segurança de Tripoli, e essas instituições abandonaram toda a intenção de proteger o Conselho presidencial e seu governo.

Por outro lado, afirmou que a Guarda presidencial foi desalojada por essas milícias em uma noite e sem efectuar um só disparo, pelo que Tripoli já não é uma cidade para fazer política.

A Líbia está mergulhada em caos e a guerra civil desde a queda do governo de Muammar al-Gaddafi, em 2011, dividiu “de facto” o país em três administrações e com a presença de várias milícias armadas.

Actualmente o país da África do Norte conta com um poder reconhecido pelas Nações Unidas, com sede em Tripoli, outro através do Parlamento na cidade oriental de Tobruk, dominado por Haftar, e um terceiro como resultado da importante aliança que integra as cidades-estado de Misrata e Zintan, no noroeste líbio. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »