Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mais de 50 bebés nascem de mães seropositivas na Lunda Sul

Cinquenta e três bebés nasceram de mães seropositivas na maternidade provincial da Lunda Sul, durante o I semestre do corrente ano, disse sexta-feira, em Saurimo, a directora em exercício da unidade sanitária, Filomena Crispim.

Em declarações à Angop, Filomena Crispim explicou que no período em referência, registaram 109 mães sero positivas que fazem a terapia antirretroviral, contra as 92 do igual período de 2017.

De acordo com a responsável, após o nascimento dos bebés estes recebem uma medicação para um período de 16 meses, posteriormente são encaminhadas para o Centro Materno Infantil, onde são acompanhadas com tratamento específico.

Aconselhou as mulheres no sentido de fazerem o uso de preservativo nas relações sexuais ocasionais, de modos a evitarem gravidezes indesejadas, assim como as infecções sexualmente transmissíveis.

Exortou igualmente as pacientes infectadas a cumprirem escrupulosamente com a medicação e as orientações médicas, sobretudo as gestantes, de formas que os filhos nasçam saudável e isentos do vírus.

No que toca as mortes maternas, a directora fez saber que a unidade registou 16 óbitos, tendo apontado a chegada tardia, malária e pré eclampsia e eclampsia, como sendo as principais causas.

Com apenas 25 camas para internamento, a maternidade funciona com 46 enfermeiros, sete médicos, sendo quatro ginecologistas e três clínico geral. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »