- Publicidade-
InicioAngolaPolíticaAngola e Marrocos dinamizam cooperação bilateral

Angola e Marrocos dinamizam cooperação bilateral

Representantes de Angola e Marrocos realizam, terça e quarta-feira próximas, em Luanda, uma reunião técnica preparatória da terceira sessão da Comissão Mista Bilateral entre os dois países.

O ministro conselheiro da Embaixada de Angola no Reino de Marrocos, Eduardo Neto Sangueve, informou, este sábado, à Angop, que a reunião vai estabelecer os mecanismos para dinamizar a cooperação bilateral na vertente económica e comercial, com uma visão sustentável dos interesses dos dois países.

Segundo o diplomata angolano, os dois Estados são solidários e pretendem dar sustentabilidade à cooperação Sul-Sul e melhorar a relação de parcerias no contexto internacional entre África, Europa, Ásia e América.

A terceira sessão da Comissão Mista Bilateral Angola-Marrocos será realizada em Rabat, na capital marroquina, em data a anunciar oportunamente pelos canais diplomáticos.

Ainda na primeira quinzena deste mês, o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto, visitou o Reino de Marrocos, no quadro da cooperação bilateral existente.

A deslocação do chefe da diplomacia angolana ao Reino de Marrocos retribuiu a visita, em Junho último, do ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Bourita, a Angola.

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e o Reino de Marrocos datam desde o início do processo de luta de libertação nacional dos povos africanos contra a dominação colonial.

Logo a seguir à independência da República de Angola, os dois governos decidiram estabelecer relações diplomáticas, através da instalação de embaixadas em Luanda e Rabat.

Em Outubro de 1988, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira sessão da Comissão Mista Bilateral Angolano-Marroquina, em Rabat, de 23 a 26 de Outubro de 1989. A segunda sessão da Comissão Mista Bilateral entre os dois países teve lugar de 7 a 9 de Novembro de 2013, em Luanda. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.