Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

ONG moçambicana critica falta de investimentos nos pequenos agricultores

O Observatório do Meio Rural (OMR), organização não-governamental (ONG) moçambicana, criticou esta quinta-feira a falta de investimento nos pequenos agricultores, defendendo a necessidade de reformulação de políticas no setor.

“Há uma necessidade de rever e repensar como atingir os pequenos produtores, que deve ser o objetivo principal das políticas na agricultura”, afirmou o economista João Mosca, diretor-executivo da OMR, falando esta quarta-feira em Maputo na Conferência: Políticas Públicas Do Agro-Negócios.

João Mosca criticou ainda o limitado investimento nas infraestruturas com impacto na agricultura, assinalando que os poucos que existem são deficientes. “Há investimentos desequilibrados. Por exemplo, investe-se em tratores e não em regadios, quando há regadios, não há logística ou não há armazenamento em silos”, afirmou Mosca.

O desenvolvimento do setor agrícola impõe uma maior coordenação de meios, para assegurar sinergias e distribuição de benefícios, acrescentou o diretor-executivo do OMR. “É preciso compatibilizar os diferentes projetos para que, no terreno, em conjunto, se criem sinergias e cada um tire benefício”, disse João Mosca, que é também investigador e docente universitário.

Mosca considera que a deficiente rede de infraestruturas impede a ligação entre os produtores e os mercados, resultando em desperdícios na produção agrícola.(Observador)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »