Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Israelitas matam quatro palestinos após serem alvo de disparos na fronteira de Gaza

Explosão é vista em ataque israelense na Faixa de Gaza 20/7/2018 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa (reuters)

Forças aéreas e terrestres de Israel mataram quatro palestinos na Faixa de Gaza nesta sexta-feira, disseram autoridades de saúde palestina, e os militares israelitas alegaram que suas tropas foram alvo de disparos.

Os militares disseram que aeronaves e tanques atingiram oito posições do Hamas em Gaza depois que suas forças foram atingidas por tiros, e artefactos explosivos foram lançados contra elas ao longo da fronteira. Mais ataques aéreos visaram Gaza à medida que escurecia, um “ataque de larga escala contra o Hamas”, segundo a descrição dos militares.

A mídia israelitas noticiou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está debatendo com colegas de gabinete e chefes militares a escalada das hostilidades vista durante os protestos duradouros na fronteira Israel-Gaza.

O Hamas anunciou a morte de três de seus membros. O quarto era um civil, disseram moradores do local e médicos. Aos menos 120 palestinos ficaram feridos.

Mais cedo o Hamas desafiou os alertas israelitas para parar de lançar balões incendiários da Faixa de Gaza, e o ministro da Defesa de Israel ameaçou ordenar uma ofensiva militar para detê-los. Incêndios causados por pipas e balões cheios de gás hélio devastaram terras de cultivo de Israel nos últimos meses.

A táctica se tornou popular durante os meses de protestos na divisa com Gaza conhecidos como “A Grande Marcha de Retorno”, durante os quais mais de 140 israelitas foram mortos por forças de segurança israelitas.

Israel diz que o Hamas vem orquestrando as manifestações para dar cobertura a ataques de militantes através da fronteira, o que o grupo islâmico nega. (Reuters)

por Nidal al-Mughrabi

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »