Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Divulgadas imagens do último sobrevivente de uma tribo amazónica

Foi divulgado um vídeo do “Índio no Buraco”, o último sobrevivente de uma tribo indígena, que vive isolado na floresta na região de Rondónia, Brasil, há pelo menos 22 anos.

As filmagens divulgadas pela associação Funai (Fundação Nacional do Índio) mostram o nativo seminu, a derrubar uma árvore com um machado. O homem, que se acredita ter cerca de 50 anos, aparenta estar muito bem de saúde.

“Está muito bem, a caçar e gerir algumas plantações de papaia e milho”, disse Altair Algayer, coordenador regional da Funai, órgão indígena do estado brasileiro. “Tem boa saúde e boa figura física com todos aqueles exercícios”.

Sorry, the video player failed to load.(Error Code: 100001)
A Funai acredita que o “Índio no Buraco” é o único sobrevivente de uma tribo isolada. O homem caça porcos, pássaros e macacos com arco e flecha e armadilhas.

Durante os anos 70 e 80, madeireiros e agricultores perseguiram, expulsaram e assassinaram tribos indígenas isoladas desta região por considerarem que eram um impedimento ao desenvolvimento.

A Funai tem como política evitar contacto com tribos isoladas e protege a área desde a década de 1990. A reserva indígena de Tanaru foi legalmente instalada em 2015.

Fiona Watson, da Survival International, um grupo sem fins lucrativos que trabalha para proteger os povos indígenas, descreveu as imagens como “extraordinárias”, tendo em conta que os 8070 hectares de floresta protegida onde o homem vive são completamente cercados por quintas. “A Funai tem o dever de mostrar que está bem e vivo”, disse. “O mais importante é que a Funai conseguiu proteger o território”.

Especialistas da Funai acreditam que existem 113 tribos isoladas que vivem na Amazónia Brasileira e uma tribo que vive fora desse território. Havia também 15 tribos isoladas no Peru e outras na Bolívia, Equador e Colômbia. Algumas tribos são caçadores e pescadores nómadas. Outras plantam bananas, milho e batatas.

Na fronteira com o Peru, acredita-se que grupos isolados possam ter fugido quando muitos indígenas estavam a ser escravizados. Outros grupos têm sido descobertos à medida que a Amazónia é progressivamente destruída. (Jornal de Notícias)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »