- Publicidade-
InicioAngolaRegiõesArrasto de artefactos reduz captura de pescado em Kimbriz

Arrasto de artefactos reduz captura de pescado em Kimbriz

O soba da aldeia do Kimbriz, comuna da Mangue Grande (Soyo), Bartolomeu Samuel, denunciou nesta sexta-feira, na localidade, que os arrastos de artefactos dos pescadores artesanais por navios de grande porte têm contribuído na redução dos níveis de captura de pescado na circunscrição.

De acordo com aquela autoridade tradicional que falava hoje à Angop, são frequentes as queixas dos pescadores da localidade sobre a presença, na costa marítima local, de navios de origem desconhecida que têm causado danos consideráveis ao material dos pescadores.

Além de artefactos dos pescadores, disse o interlocutor, as embarcações arrastam também as espécies marinhas em vias de crescimento, criando grandes prejuízos ao ecossistema.

Para o soba é fundamental que sejam reforçadas as medidas de fiscalização na orla marítima para desencorajar essas acções por parte de navios piratas.

“Esta situação preocupa-nos como autoridades tradicionais, uma vez que a população do Kimbriz sobrevivem da pesca artesanal”, realçou.

A localidade do Kimbriz dista a cinco quilómetros a Norte da sede comunal da Mangue Grande.

A costa marítima local detém diversas espécies marinhas com destaque para corvinas, cachucho, carapau, pungos, tubarão, garupa, parca, camarão, gambas e tartaruga. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.