- Publicidade-
InicioMundoÁfricaGuterres considera legado de Madiba de orientador para luta pela igualdade

Guterres considera legado de Madiba de orientador para luta pela igualdade

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quarta-feira que o legado de Madiba, como era conhecido Nelson Mandela (1918-2013), mostra o caminho da luta pela igualdade, dignidade e justiça.

“Essa batalha continua nos nossos dias e tem o combatente anti-apartheid como um exemplo a seguir”, disse Guterres na sua mensagem do Dia Internacional de Nelson Mandela.

“Tive a sorte de conhecê-lo e fiquei impressionado com a sua sabedoria e compaixão. Ele ensinou-nos valores como o perdão, o respeito e o serviço, não só apenas em palavras mas como acções concretas que todos nós podemos tomar”, escreveu na sua conta oficial no Twitter e partilhou um vídeo de homenagem.

“Mandela foi um grande defensou mundial da justiça e da igualdade que todavia inspira o mundo com o seu exemplo de coragem e compaixão”, prosseguiu o secretário-geral da ONU na sua vídeo-mensagem.

Esteve preso muitos anos, acrescentou, mas nunca foi prisioneiro do seu passado: em vez disso, concentrou as suas energias na reconciliação e na visão de uma África do Sul pacífica, multi-étnica e democrática.

“Neste dia que marca o centenário do seu nascimento, devemos render homenagem a toda uma vida de serviço aos outros”, sublinhou, acrescentando que “raramente na história se encontra uma pessoa assim, que se tenha dedicado tanto para estimular os sonhos dos demais”.

Diante dos desafios que o mundo ainda enfrenta na sua luta pela igualdade, “o legado de Madiba nos mostra o caminho”, concluiu o diplomata português.

A Assembleia Geral da ONU realiza nesta quarta-feira uma reunião especial de homenagem ao lutador anti-apartheid, de celebração ao centenário do seu nascimento e ao Dia Internacional de Nelson Mandela. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.