- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Mobilidade e promoção do comércio apontadas como desafios da CPLP

Mobilidade e promoção do comércio apontadas como desafios da CPLP

A secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, apontou na terça-feira a facilitação da mobilidade e a promoção do comércio como os principais desafios que a organização enfrenta.

Maria do Carmo Silveira se dirigia à XII conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que termina hoje (quarta-feira) em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal.

Para a secretária-executiva, o espaço comum resulta de solidariedade, de concertação e de diálogo, para superar os diversos desafios à organização.

Acredita que a facilitação da mobilidade de pessoas e bens e a criação de um ambiente económico e jurídico que facilite a promoção do comércio e investimento mútuos aproximarão, ainda mais, os cidadãos da comunidade.

Maria do Carmo Silveira manifestou-se convicta de que, “com o contínuo engajamento de cada um dos Estados-membros, a CPLP será capaz de se superar no contexto do mundo globalizado, sem se descaracterizar, transformando os vínculos históricos, linguísticos e afectivos numa poderosa alavanca para o desenvolvimento dos seus Estados”.

A CPLP, criada a 17 de Julho de 1996, é uma organização internacional formada por países lusófonos, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros.

Aberta na terça-feira, a cimeira decorre sob o lema “Cultura, Pessoas e Oceanos” e aborda a livre circulação de pessoas e bens no espaço lusófono, maior cooperação económica entre os estados-membros, facilitação das trocas comerciais e a protecção dos investimentos, evitando a dupla tributação. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.