Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mobilidade e promoção do comércio apontadas como desafios da CPLP

A secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, apontou na terça-feira a facilitação da mobilidade e a promoção do comércio como os principais desafios que a organização enfrenta.

Maria do Carmo Silveira se dirigia à XII conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que termina hoje (quarta-feira) em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal.

Para a secretária-executiva, o espaço comum resulta de solidariedade, de concertação e de diálogo, para superar os diversos desafios à organização.

Acredita que a facilitação da mobilidade de pessoas e bens e a criação de um ambiente económico e jurídico que facilite a promoção do comércio e investimento mútuos aproximarão, ainda mais, os cidadãos da comunidade.

Maria do Carmo Silveira manifestou-se convicta de que, “com o contínuo engajamento de cada um dos Estados-membros, a CPLP será capaz de se superar no contexto do mundo globalizado, sem se descaracterizar, transformando os vínculos históricos, linguísticos e afectivos numa poderosa alavanca para o desenvolvimento dos seus Estados”.

A CPLP, criada a 17 de Julho de 1996, é uma organização internacional formada por países lusófonos, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros.

Aberta na terça-feira, a cimeira decorre sob o lema “Cultura, Pessoas e Oceanos” e aborda a livre circulação de pessoas e bens no espaço lusófono, maior cooperação económica entre os estados-membros, facilitação das trocas comerciais e a protecção dos investimentos, evitando a dupla tributação. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »