Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

LEMBRAR NELSON MANDELA no ” TABERNÁCULO “

Nasceu em 18 de Julho de 1918.

O nome original é Rolihlahla Mandela em Mvezo, no Transkel, na África do Sul.
Faria hoje 100 anos e por todo o mundo, os seus Pensamentos, Ensinamentos, Reflexões e percurso político fizeram e fazem de Nelson Mandela, uma personalidade amada em todo o mundo, pela coragem e pela força que teve em combater o Apartheid e a consciência que gerou em termos mundiais pela sua Luta e pela África do Sul.

Recordo-me da minha Juventude e à 100 metros da casa dos meus pais em Luanda, onde vivi e cresci, estava a Delegação do ANC que durante muitos anos Angola apoiou um país irmão.

Lembrar Nelson Mandela, é lembrar uma consciência que deve imperar em todo o Mundo, que é a consciência da verdadeira Igualdade e do Respeito intrínseco pelos Direitos Humanos na sua plenitude. O seu cumprimento não pode ser uma figura de retórica, antes um documento que deve ser respeitado integralmente e aplicado no quotidiano das Sociedades actuais e futuras como forma de prevenir, de respeitar e lembrar que os horrores praticados durante o Apartheid são uma mancha muito triste da história da África do Sul e da Humanidade, entre outros horrores da história, como a escravatura, o nazismo, os fascismo em muitos países Europeus, os campos de concentração e os múltiplos genocídios praticados no mundo.

Mas a atitude de MADIBA, como era carinhosamente tratado o Presidente Nelson Mandela, torna-o perante o mundo inteiro uma referência incontornável da história da humanidade e atrevo-me a dizer que nos programas Escolares de todo o sistema de ensino mundial devia ser obrigatório esta aula de história e de humanismo que o presidente Nelson Mandela demonstrou ao planeta.

Morreu em 5 de Dezembro de 2013 na sua casa em Houghton, em Joanesburgo. Apesar da sua voz se ter silenciado, fizeram as suas palavras que iluminam as vidas de quem pensa e aplica no seu dia a dia, o exercício sincero do conteúdo da declaração universal dos direitos humanos.

Esta noite, num lugar histórico de Lisboa, que é do histórico Hernâni Miguel, filho da Guiné-Bissau, co-fundador das ” Noistes Longas ” no antigo Palácio Alameda Carvalhais, juntamente com o Saudoso Zé da Guiné, o mesmo abre as portas do seu novo espaço chamado ” Tabernáculo ” para lembrar-se as frases e os pensamentos de Nelson Mandela. Faça esta viagem na história e deixe a sua mensagem sem pudor, recordando o presidente Nelson Mandela e escreva um pensamento contra todos os Apartheids que ainda existem infelizmente no Globo. A partir das 21:30, junte a sua voz e as suas palavras, à voz e ao pensamento do inesquecível MADIDA. É no ” Tabernáculo “, na Rua de São Paulo, ao lado do Centenário Elevador da Bica. Apareça e traga outras mãos e outras vozes para em conjunto combatermos todas as fobias e todos os Preconceitos ainda existentes em muitas mentes.

Com um Abraço Fraterno e Amigo,

por Gabriel Baguet Jr

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »