Smiley face

LEMBRAR NELSON MANDELA no ” TABERNÁCULO “

0 158

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Nasceu em 18 de Julho de 1918.

O nome original é Rolihlahla Mandela em Mvezo, no Transkel, na África do Sul.
Faria hoje 100 anos e por todo o mundo, os seus Pensamentos, Ensinamentos, Reflexões e percurso político fizeram e fazem de Nelson Mandela, uma personalidade amada em todo o mundo, pela coragem e pela força que teve em combater o Apartheid e a consciência que gerou em termos mundiais pela sua Luta e pela África do Sul.

Recordo-me da minha Juventude e à 100 metros da casa dos meus pais em Luanda, onde vivi e cresci, estava a Delegação do ANC que durante muitos anos Angola apoiou um país irmão.

Lembrar Nelson Mandela, é lembrar uma consciência que deve imperar em todo o Mundo, que é a consciência da verdadeira Igualdade e do Respeito intrínseco pelos Direitos Humanos na sua plenitude. O seu cumprimento não pode ser uma figura de retórica, antes um documento que deve ser respeitado integralmente e aplicado no quotidiano das Sociedades actuais e futuras como forma de prevenir, de respeitar e lembrar que os horrores praticados durante o Apartheid são uma mancha muito triste da história da África do Sul e da Humanidade, entre outros horrores da história, como a escravatura, o nazismo, os fascismo em muitos países Europeus, os campos de concentração e os múltiplos genocídios praticados no mundo.

Mas a atitude de MADIBA, como era carinhosamente tratado o Presidente Nelson Mandela, torna-o perante o mundo inteiro uma referência incontornável da história da humanidade e atrevo-me a dizer que nos programas Escolares de todo o sistema de ensino mundial devia ser obrigatório esta aula de história e de humanismo que o presidente Nelson Mandela demonstrou ao planeta.

Morreu em 5 de Dezembro de 2013 na sua casa em Houghton, em Joanesburgo. Apesar da sua voz se ter silenciado, fizeram as suas palavras que iluminam as vidas de quem pensa e aplica no seu dia a dia, o exercício sincero do conteúdo da declaração universal dos direitos humanos.

Esta noite, num lugar histórico de Lisboa, que é do histórico Hernâni Miguel, filho da Guiné-Bissau, co-fundador das ” Noistes Longas ” no antigo Palácio Alameda Carvalhais, juntamente com o Saudoso Zé da Guiné, o mesmo abre as portas do seu novo espaço chamado ” Tabernáculo ” para lembrar-se as frases e os pensamentos de Nelson Mandela. Faça esta viagem na história e deixe a sua mensagem sem pudor, recordando o presidente Nelson Mandela e escreva um pensamento contra todos os Apartheids que ainda existem infelizmente no Globo. A partir das 21:30, junte a sua voz e as suas palavras, à voz e ao pensamento do inesquecível MADIDA. É no ” Tabernáculo “, na Rua de São Paulo, ao lado do Centenário Elevador da Bica. Apareça e traga outras mãos e outras vozes para em conjunto combatermos todas as fobias e todos os Preconceitos ainda existentes em muitas mentes.

Com um Abraço Fraterno e Amigo,

por Gabriel Baguet Jr

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »