- Publicidade-
InicioCiências e TecnologiaGoogle poderá receber a maior sanção alguma vez aplicada por Bruxelas

Google poderá receber a maior sanção alguma vez aplicada por Bruxelas

Será a multa mais elevada alguma vez aplicada por Bruxelas, caso a Google seja considerada culpada. A Comissão Europeia para a Concorrência decide esta quarta-feira se a empresa norte-americana é culpada de práticas de concorrência desleal. Caso aconteça, a gigante tecnológica será forçada a pagar 4000 milhões de euros e a fazer alterações na forma de operar do sistema operativo Android.

Em causa estão as práticas de negócio da Google que, através do sistema operativo Android, é acusada de abusar da sua posição de mercado para obrigar os fabricantes a instalar por defeito o seu motor de busca, Google Chrome. A empresa já enfrenta duas outras acusações de concorrência que favorecem alguns dos seus serviços de busca em detrimento dos concorrentes e que alguns de seus produtos publicitários restringem a escolha do consumidor. A empresa nega irregularidades nos três casos.

A decisão virá numa altura em que as tensões devido à guerra comercial continuam a aumentar. A Comissão Europeia tentou distanciar-se o mais possível do caso visto que Jean-Claude Juncker, presidente da instituição, se deslocará na próxima semana à Casa Branca onde se encontrará com o presidente americano para discutir as imposições de taxas alfandegárias.

Não é a primeira vez que a Google é condenada a pagar uma multa por infrações no mercado de concorrência na Europa. Em 2017 tinha sido condenada numa multa record de 2424 milhões de euros por favorecer sistematicamente um dos seus serviços: o Google Shopping. A empresa de Sillicon Valley foi acusada de, na aplicação de comparação de preços, manipular o serviço para baixar o ranking de empresas concorrentes mais pequenas.

A Google tem muito poder de mercado”, disse ao Politico Harry First, da Universidade de Nova Iorque. “É uma situação assustadora, um pesadelo”.

O sistema operativo Android domina três quartos do mercado europeu e, de acordo com a tendência, continuará a crescer. Esse é o principal motivo dos elevados valores que serão aplicados caso a Google seja considerada culpada das infrações de que é acusada. (Observador)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.