Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Discurso do PR no encerramento da Cimeira da CPLP

Íntegra do discurso pronunciado nesta quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, no encerramento da XII Cimeira da CPLP.

lha do Sal, 18 de Julho de 2018.

SUA EXCELÊNCIA JORGE CARLOS FONSECA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE;

SUA EXCELÊNCIA MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL;

EXCELÊNCIAS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP;

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DRA. MARIA DO CARMO SILVEIRA, SECRETÁRIA EXECUTIVA DA CPLP;

SENHORES MEMBROS DAS DELEGAÇÕES PRESIDENCIAIS;

ILUSTRES CONVIDADOS;

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;

Terminou esta décima segunda cimeira da CPLP, após vários dias de trabalho intenso, realizado ao nível técnico e do Conselho de Ministros da nossa organização, durante os quais foram preparados os documentos apreciados e aprovados por nós, Chefes de Estado e de Governo membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Devo referir a grande qualidade destes documentos, nos quais estão plasmados os objectivos, os anseios e as grandes metas a atingirmos nos próximos dois anos em que a República de Cabo Verde, com o seu saber, experiência e labor, garantirá a realização de tais propósitos.

É evidente que as tarefas a serem realizadas pela CPLP não se esgotarão no mandato de Cabo Verde e do Senhor Presidente Jorge Carlos de Almeida Fonseca, mas acreditamos que se reforçará nesse período, o peculiar dinamismo da nossa organização, que apesar das suas características muito próprias, tem revelado uma grande capacidade para pôr em prática e realizar acções que de algum modo levarão os nossos países a aprofundar a cooperação e o intercâmbio a todos os níveis, capaz de favorecer a consolidação das bases sobre as quais assentam a edificação do progresso e desenvolvimento de cada um dos nossos Estados.

A Declaração de Santa Maria é bem o reflexo deste sentimento de dinamismo a que fiz referência, não só por causa do balanço positivo que faz sobre o trabalho realizado até aqui, mas também pela perspectiva realista que define para o futuro da CPLP.

Constato com grande satisfação, que ao nível da nossa organização se trabalha com entusiasmo, porquanto está claro na Declaração de Santa Maria, que o nosso programa foi concebido na base de uma visão realista do nosso potencial, das nossas capacidades e do querer dos nossos Povos.

Tenho consciência da complexidade de alguns temas consagrados na declaração e devo dizer que há um em particular, que é o da mobilidade dos cidadãos, sobre o qual nos devemos debruçar com atenção e até com alguma urgência, para que a CPLP seja de facto uma organização em que não só a língua e a cultura sejam factores de aproximação, como fundamentalmente a circulação dos cidadãos entre os Estados membros.

Os nossos cidadãos devem perceber que vale a pena fazer parte da comunidade, não só pelos actos de cooperação que aqui e ali vamos realizando, com maior ou menor intensidade, mas principalmente pelas vantagens directas e até pessoais que poderão obter do facto de estarem inseridos numa comunidade como a nossa.

Ouvimos várias alocuções feitas nessa Cimeira, que nos amimam e encorajam a manter os esforços que temos vindo a envidar para que a CPLP seja um espaço consolidado de democracia, de diálogo, de paz, de respeito pelos Direitos Humanos e de cooperação entre todos, para promovermos conjuntamente esses valores pelos quais pugnamos em todos os pontos do planeta onde for possível prestarmos a nossa ajuda para a consecução desses objectivos.

Quero terminar enaltecendo a República de Cabo Verde, o Povo de Cabo Verde, os técnicos e todo o pessoal que colocou os seus esforços na organização desta Cimeira, que foi sem dúvida um êxito.

Desejo igualmente a Sua Excelência Senhor Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, os maiores sucessos no desempenho das funções que assume a partir de hoje como Presidente em exercício da CPLP, para os próximos dois anos.

Muito obrigado pela vossa atenção. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »