- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo América Latina Deputados cubanos preparam aprovação da nova Constituição

Deputados cubanos preparam aprovação da nova Constituição

Os 605 deputados da Assembleia Nacional de Cuba iniciaram hoje o “estudo individual” do anteprojecto da nova Constituição, que deve ser aprovado este fim de semana durante a primeira sessão plenária do parlamento no ano corrente.

As dez comissões parlamentares permanentes vão trabalhar à porta fechada até sexta-feira, antes da sessão plenária, que vai decorrer de 21 a 23 de Julho, durante a qual vão são debatidas as actualizações da Constituição, informou a agência noticiosa estatal cubana (ACN).

Durante estes três dias de trabalho vão ser tratadas questões internas e dadas informações sobre o encerramento do orçamento do Estado de 2017.

No passado sábado, vários meios de comunicação oficiais avançaram que a nova Constituição vai incluir pela primeira vez a proibição de discriminar pessoas com base na identidade de género, reconhecer a propriedade privada, instituir a figura do Presidente da República e limitar o seu mandato a um máximo de dez anos.

Apesar de incluir “importantes modificações”, o texto do projecto confirma que não vão haver mudanças no “carácter socialista do sistema político e social” na ilha, que mantém como “força dirigente superior” o governante Partido Comunista de Cuba (PCC), o único partido que é legal.

A eliminação das Assembleias Provinciais do Poder Popular e a sua substituição por um Governo Provincial, liderado pela nova figura do governador e pelo seu Conselho, incluem-se entre as mudanças propostas pela comissão encarregada de elaborar o anteprojecto, liderada pelo ex-presidente e líder do PCC, Raul Castro.

Depois da sua previsível aprovação parlamentar, a nova Constituição será sujeita a consulta popular e referendo.

Esta vai ser a primeira sessão plenária ordinária da Nona Legislatura do Parlamento cubano, a primeira que vai decorrer na Presidência de Miguel Díaz-Canel, que foi eleito para o cargo na sessão inaugural desta legislatura, em Abril. (Notícias ao Minuto)
por Lusa

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.