- Publicidade-
InicioMundoÁfricaCelebra-se hoje o centenário do nascimento de Mandela

Celebra-se hoje o centenário do nascimento de Mandela

Assinala-se esta quarta-feira o centenário do nascimento do líder da luta anti-apartheid, Nelson Mandela. O director do Instituto sul-africano para Estudos de Segurança (ISS), Jakkie Cilliers, disse que Mandela ficaria muito preocupado com a África do Sul dos dias de hoje.

“O Governo do Presidente Jacob Zuma, associado a corrupção, prejudicou bastante a África do Sul, e a coesão nacional foi afectada. Vai demorar muito até que o país recupere”, afirma.

A África do Sul de hoje é vista por muitos analistas como um país em alvoroço, com uma sociedade desgastada pela corrupção, nepotismo e arbitrariedade, escreve a DW.

Cillies acrescentou ainda que, Ramaphosa era um homem de confiança de Mandela, e por isso, foi a primeira escolha do líder anti-apartheid para o suceder na presidência.

“A África do Sul tem de se voltar a unir mais. Ramaphosa tem essa possibilidade, porque é da era de Mandela, embora já tenham sido feitos muitos estragos”, disse.

O director do ISS lembra que Mandela se concentrou na reconciliação de uma sociedade dividida pelo ódio racial, mas ficaram por resolver dois grandes problemas: a desigualdade social e a pobreza. ( O País)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.