- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Cultura CEARTE reforçado com instrumentos musicais para processo formativo

CEARTE reforçado com instrumentos musicais para processo formativo

O Instituto Politécnico de Arte (CEARTE) recebeu kits de instrumentos musicais para responder as necessidades de formação em termos artísticos, no plano prático, informou nesta quarta-feira, em Luanda, o director da instituição, Eusébio Pinto.

Trata-se de kits de bateria, pianos, trompetas, trombones, guitarras, saxofones, flautas, entre outros instrumentos musicais, segundo Eusébio Pinto que falava à Angop.

Eusébio Pinto afirmou que foram adquiridos pelo Governo, através do Ministério da Cultura, para dar resposta a demanda no processo de formação artístico nacional, razão pela qual estão igualmente a beneficiar instituições e agentes culturais das demais províncias no âmbito do fomento e incentivo às artes no país.

Neste particular, o responsável apontou que já beneficiaram de kits de instrumentos às províncias do Cuando Cubango, Zaire e Cabinda, factor que não coloca em causa as necessidades do CEARTE.

“Como existem alguns kits a mais e olhando o país no que deve ser o processo de fomento e incentivo à formação e criação artística, o Ministério da Cultura procura dar resposta às preocupações que são apresentadas pelos agentes culturais e pela classe artística ao nível de todas as províncias”, reforçou.

Eusébio Pinto acrescentou que se trata de uma mais-valia, por serem instrumentos necessários as aulas práticas nas escolas de formação artísticas.

Inaugurado em 2015, o CEARTE ministra os cursos Pedagógico e Criação Artística (na vertente artes visuais e plásticas), Pedagógico, Criação e Interpretação (na música), Pedagógico, Criação e Interpretação e de Produção (na vertente teatro) e dança.

O Cearte é um Instituto Médio Politécnico Público, afecto ao Ministério da Cultura, e foi criado pelo Decreto Executivo Conjunto nº 328/17, de 29 de Junho, dos ministérios da Cultura e da Educação.

Lecciona-se cursos de Artes Visuais e Plásticas, Dança, Música, Teatro e Cinema e está localizado no município de Belas, comuna de Camama e é o resultado da aglutinação das extintas Escolas Nacionais de Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro.

Possui capacidade para 3.840 alunos e conta ainda com 80 salas de aula, com 160 turmas, um laboratório de química e um de física, uma biblioteca, um pavilhão polidesportivo, um posto médico, um refeitório, um anfiteatro ao ar livre, bem como um internato com 106 camas.

A instituição destina-se à formação de profissionais-intérpretes, criadores e docentes em diversas áreas culturais, inserindo-se no domínio do ensino artístico especializado.

Estruturada para compreender três níveis de ensino que se articulam e complementam, nomeadamente o elementar, médio e superior, a instituição visa ainda contribuir para a afirmação, dignificação e reconhecimento das profissões artísticas ao desenvolver o talento e aptidões naturais dos indivíduos.

Propõe-se a excelência na formação de executantes com um elevado nível técnico, artístico, cultural e académico.

O complexo irá preparar profissionais dotados de conhecimentos e capacidades técnicas e artísticas para o livre exercício da sua actividade profissional, assim como inserção no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que lhes darão acesso ao nível superior.

Promissor no mercado nacional, o CEARTE tornou-se na jóia da coroa do subsistema de ensino e aprendizagem, proporcionando conhecimentos práticos e teóricos sobre a forma de ser e estar em palco. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.