Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Banco Mundial reforça financiamento a Angola: 130 milhões USD para agricultura juntam-se a 110 milhões para Saúde

Angola vai assinar um novo acordo de financiamento com o Banco Mundial (BM), no valor de 105 milhões quinhentos mil euros, equivalentes, a 130 milhões de dólares, para dinamizar a agricultura comercial, indica o despacho presidencial n.º81/18, de 13 de Julho.

Segundo o documento, consultado pelo NJOnline, o compromisso com o BM responde à necessidade de diversificação das fontes de financiamento para a execução de Programas de Investimento Público.

A verba agora acordado, informa o despacho presidencial, destina-se à “cobertura do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial”.

Com este financiamento, o valor disponibilizado a Angola pela instituição financeira desde o início do ano ascende a 240 milhões de dólares. As contas incluem a atribuição de 110 milhões para “cobertura do Projecto de Fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde”, aprovada em Maio passado pelo Presidente da República.

Neste caso, o acordo foi justificado pela necessidade de melhorar o desempenho de cerca de 300 unidades de cuidados primários de saúde, como postos de saúde, centros de saúde e hospitais municipais, localizados em 21 municípios de sete províncias do país.

Nomadamente: Icolo e Bengo (Luanda), Ambriz e Dande (Bengo), Chitato, Cambulo, Cuango e Lucapa (Lunda Norte), Camanongue, Luau e Luena (Moxico), Cacuso, Kalandula, Malanje e Caculama (Malanje), Maquela do Zombo, Negage, Uíge e Sanza Pombo (Uíge) e Cuito Cuanavale, Mavinga e Menongue (Kuando Kubango).

Vice-presidente do BM para África prometeu mais apoio para Angola

Os dois acordos de financiamento surgem meses depois da visita a Luanda do vice-presidente do Banco Mundial para África, Makhtar Diop.

Na reunião que manteve com Archer Mangueira, Diop, que também reuniu com o Presidente da República, João Lourenço, passou em retrospectiva a relação de muitos anos que o Banco Mundial mantém com Angola, pais onde já investiu mais de mil milhões de dólares em diversos sectores, com destaque para a saúde, agricultura e educação.

“O que importa”, neste momento, apontou Makhtar Diop aos jornalistas após o encontro com Mangueira, “é que há vontade do Banco Mundial de apoiar o Governo de Angola”.

A disponibilidade foi descrita como uma “notícia boa”, pelo titular das Finanças.

“Estamos muito agradados pelo facto de se abrir uma janela de oportunidade, não só em relação à ampliação da cooperação já existente, mas também quanto à possibilidade de um apoio financeiro ao orçamento”, sublinhou nessa ocasião o governante angolano, lembrando que o Executivo pediu ao Banco Mundial que fizesse um estudo de diagnóstico para identificar as ineficiências que existem em Angola sobre o desenvolvimento do sector privado, tendo em vista a melhoria do ambiente de negócios. (Novo Jornal Online)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »