- Publicidade-
InicioMundoEuropaTribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha

Tribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha

O Tribunal Constitucional da Espanha comunicou nesta terça-feira que bloqueou uma moção aprovada pelo Parlamento da Catalunha visando retomar as medidas para declarar a independência da rica região do nordeste do país.

A suspensão formal da corte à moção secessionista aprovada no dia 5 de Julho pela assembleia catalã em Barcelona veio na esteira de uma apelação apresentada pelo governo central espanhol em Madrid contra a medida.

O Parlamento catalão pode apelar da decisão do Tribunal Constitucional nos próximos 20 dias. Tanto a corte máxima quando o governo espanhol disseram que a Catalunha não pode realizar um referendo sobre a independência sem violar a Constituição da Espanha.

Na semana passada o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, acertou iniciativas conjuntas com o líder catalão, Quim Torra, mas voltou a descartar qualquer manobra para uma separação regional.

A Catalunha declarou independência unilateralmente em Outubro, na sequência de um referendo, levando o então primeiro ministro Mariano Rajoy a impor o controle directo de Madrid e a convocar uma eleição regional – na qual partidos separatistas voltaram a conquistar uma maioria parlamentar.

Como resultado, Torra disse que a busca catalã pela separação continuará no novo governo.

Sánchez, embora contrário à independência catalã, adoptou uma abordagem mais branda para o problema do que Rajoy, privilegiando o diálogo e a remoção dos controles financeiros da Catalunha. (Reuters)
por Jesús Aguado

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.