- Publicidade-
InicioMundoÁfricaJoanesburgo acolhe festividades do centenário de Mandela

Joanesburgo acolhe festividades do centenário de Mandela

As celebrações do centenário do líder anti-apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, prosseguem nesta terça-feira, em Joanesburgo, com uma conferência do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, precedido de um discurso do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Os 100 anos de nascimento de Mandela, a assinalar-se a 18 de Julho, começaram no início deste ano com variados eventos, conferências, workshops e exposições sobre a vida e o legado deixado pelo renomado líder, que cumpriu 27 anos na prisão devido as suas posições e luta contra o regime de segregação racial.

Sob o lema “Ser a mudança”, as festividades constituem um apelo a toda a humanidade visando obter uma mudança para o combate às desigualdades e a melhoria da vida das pessoas.

Na véspera do seu aniversário de um século, para além de Ramaphosa e Obama, deverão intervir no acto de Joanesburgo o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki, o arcebispo Desmond Tutu, a ex-líder da Irlanda Mary Robertson e a Prémio Nobel Paz e ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf.

O encontro terá lugar no estádio Wanderers, com capacidade para oito mil pessoas, no qual se anuncia a presença da presidente do parlamento, Baleka Mbete, e de outros dirigentes deste país da África austral e figuras internacionais como o antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e o chefe de Estado do Botswana, Molgweetsi Masisi.

Estará também presente a viúva de Mandela, Graca Machel.

Entretanto, a Presidência anunciou que o vice-presidente David Mabuza vai encabeçar as celebrações do dia 18 de Julho na província de Mpumalanga, que incluem a visita à escola secundária Nganana, de onde vai oferecer um donativo de uniformes e equipamentos desportivos.

O vice-presidente procederá também a entrega de novas habitações às famílias mais necessitadas e vai realizar encontros com os anciãos locais. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.