Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UNITA quer autarquias em simultâneo – Isaías Samakuva

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, reiterou nesta segunda-feira, em Luanda, a posição do seu partido quanto as autarquias, que consiste na implementação, em simultâneo, em todos os municípios do país em 2020.

O líder da UNITA discursou na abertura do seminário nacional de formação de formadores do seu partido que, a semelhança da restante oposição, pretende que o processo gradual seja administrativo, enquanto o Governo encara o gradualismo como sendo geográfico.

Para a UNITA, a forma gradual de criação do poder local democrático passa por avançar em todo o território nacional ao mesmo tempo, mesmo que algumas instâncias das autarquias só sejam criadas mais à frente.

Quanto ao seminário, disse que visa dar carácter a um grupo de formadores para entender a estrutura orgânica e funcional das autarquias, suas atribuições e competências, regime financeiro e de tutela à luz dos princípios estruturantes da autonomia local.

O seminário nacional de formação de formadores do seu partido decorre de 16 a 20 deste mês, visa fortalecer a consciência cívica dos cidadãos e garantir a sua participação informada no processo de implementação das autarquias, em todos os municípios do país.

Cabo Verde e Moçambique transmitem experiência

Convidado a transmitir a experiência de Moçambique, o chefe da bancada parlamentar do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, entende que as autarquias sejam a escala nacional.

O líder da bancada do terceiro maior partido da oposição local, disse que a experiência de Moçambique, que iniciou a implementação gradual das autarquias em 1999, com 32 municípios (agora tem 50), “não foi de consenso”.

Já o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Cabo Verde, Orlando Delgado, outro prelector, defende que nenhum país se desenvolve se não tiver Poder Local.

Na óptica do dirigente desse país africano, que há muito normalizou as eleições autárquicas, a população quando elege o seu próprio autarca sente-se mas próxima da governação e exige, essencialmente, prestações de contas ao presidente da câmara que elege.

Moxico

A Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), organização juvenil da UNITA, implementa uma jornada política, no quadro do 44º aniversário da sua fundação.

Aberta pela sua secretária provincial da JURA, Elisete Ngueve William, a jornada conta com palestras, colóquios e debates sobre a evolução da organização juvenil, encontros comunitários e campanhas de limpeza e embelezamento das principais artérias da cidade do Luena.

As actividades decorrem sob o lema “igualdade de oportunidades nas autarquias em todos os municípios” e visam homenagear o patrono da JURA, Jonathan Tchingundji Samuibila, e saudar o 28 de Outubro, dia da fundação da organização juvenil.

Cuando Cubango

O primeiro secretário da UNITA no Cuando Cubango, Adriano Sapiñala, considerou de difícil o trabalho de combate à criminalidade, levado a cabo pelos órgãos da delegação do Ministério Interior do Cuando Cubango.

Em declarações à imprensa, à margem do encontro com a sociedade civil, o político encorajou a delegação do Interior para envolver a comunidade no processo de combate à criminalidade, uma vez que muitos dos delitos têm ocorrido no seio familiar.

Defendeu a necessidade das comunidades ajudarem, na redução contínua dos crimes violentos.

O encontro decorreu sob o lema “alinhamento sobre o sistema de vigilância na província do Cuando Cubango”, foi promovido pela delegação do interior, no sentido de auscultar as comunidades sobre a criminalidade na província. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »