Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Eucaliptos podem minimizar efeitos de lençóis freáticos no Rangel

A rearborização de eucaliptos no distrito urbano do Rangel, em Luanda, pode ajudar a combater os lençóis freáticos, evitando as enchentes e estragos causados por este fenómeno, advogou hoje (segunda-feira) o ambientalista Simão dos Santos.

Em declarações à imprensa à margem do lançamento do projecto de educação ambiental “Comunidade sem lixo, mais saúde”, realizado em Luanda, o ambientalista sublinhou que entre as especificidade do eucalipto destaca-se a capacidade de absorver diariamente 200 litros de água.

“Esse fenómeno é chamado de deslocamento ambiental. O Rangel já foi coberto por eucaliptos, mas o crescimento urbano veio com o derrube dos eucaliptos”, disse

Simão Santos acrescentou ser importante que os trabalhos de natureza ambiental envolvam especialistas da área, porque cada árvore tem a sua especificidade deve ser preervada.

Por outro lado, o ambientalista defende a necessidade de se formar e informar as comunidades sobre as questões ambientais, associando as quatros dimensões do ambiente: política, social, económica e a natureza.

Ressaltou que se deve sempre começar pela educação e depois se ver a questão material porque um cidadão que não esteja educado, por mais material que se consiga, por mais contentores que se coloquem nas ruas, por mais vassouras que distribuam, de nada lhe valerão.

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) lançou ao público hoje o projecto “Comunidade sem lixo, mais saúde”, que prevê a formação de activistas ambientais no Kilamba Kiaxi, Viana e Rangel, com vista à mudança de comportamento das comunidades em relação ao meio ambiente.

Este projecto é também uma forma de apoiar o processo de educação ambiental, tendo em conta os problemas concretos de cada município. É ainda uma forma de partilhar as experiências sobre o trabalho que tem sido desenvolvido a este nível. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »