- Publicidade-
InicioAngolaSociedadeMarcha pela dignidade dos professores marca 22º aniversário do Sinprof

Marcha pela dignidade dos professores marca 22º aniversário do Sinprof

O apelo pela dignidade e melhoria da condição salarial dos professores constituiu, sábado, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte), o tema central de uma marcha protagonizada por cerca de meia centena de docentes, por ocasião do 22º aniversário da implantação do Sindicato Nacional de Professores (Sinprof) na província.

Na marcha, que percorreu as várias artérias da cidade de Ndalatando, os professores recorreram a palavras de ordem e cartazes com apelos voltados da adopção de políticas públicas que assegurem a garantia de uma maior dignidade à classe, salário justo e humanização das condições de trabalho.

No final, o secretário provincial do Sinprof, Domingos Francisco João, referiu que a actividade inserida nas comemorações dos 22º da implantação da organização na província e assinalado no passado dia 13 do mês curso, insere-se na luta pela dignidade dos professores, sobretudo no que concerne a actualização das categorias e revisão do enquadramento salarial.

Defendeu a necessidade da adopção de políticas públicas que assegurem a valorização e dignidade da classe, a par do cambate às assimetrias salariais que caracterizam o sector, uma realidade que tem estado na base do desequilíbrio da qualidade de ensino que o país almeja alcançar.

Afirmou que os professores continuam apostados na promoção da formação humana por via do cumprimento pleno da missão de ensinar, mas lamentou a situação difícil porque passam muitos profissionais desativados do sistema de pagamento de salário do Ministério das Finanças, situação que se espera que seja solucionada a curto prazo dado os constrangimentos que o probelma tem estado a causar na situação familiar dos mesmos.

No quadro dos 22 anos da organização na província, um grupo de professores filiados ao Sinprof promoveu, sexta-feira última, uma campanha de doação de sangue ao Hospital Provincial que resultou na colecta de treze bolsas de 500 mililitros/cada. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.