Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Minsa disponibiliza vacinas anti-rábicas na Lunda Sul

Um lote de cento e vinte vacinas anti-rábicas humanas foi entregue, na quarta-feira, em Saurimo, às autoridades da província da Lunda Sul, pelo Ministério da Saúde (Minsa), no sentido de combater a doença da raiva.

A informação foi avançada, sexta-feira, à Angop, pelo chefe da Repartição de Saúde Pública da região, Gomes Txiplica, tendo referido que as vacinas foram já distribuídas aos diferentes centros de saúde da província da Lunda Sul.

Sem avançar números, o responsável afirmou que a situação epidemiológica da raiva está controlada, uma vez que nos últimos tempos os hospitais da região não registaram muitos casos da doença.

Fez saber que uma das prioridades do sector da Saúde da província da Lunda Sul é sensibilizar a população, através de palestras e outros encontros de esclarecimento, sobre as formas de prevenção e combate à doença, assim como os cuidados que deve-se ter com os animais domésticos.

Aconselhou a população, em caso de mordidas de animais, a lavar de imediato a ferida com água corrente e sabão, para de seguida procurar os serviços médicos.

“Os animais domésticos devem ser vacinados contra a raiva para evitarem a transmissão da doença, caso mordam alguém ou lambam feridas abertas de uma pessoa”, asseverou.

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente através de mordeduras. (Angop)

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »