- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política Comissão Económica realiza reunião ordinária na Huíla

Comissão Económica realiza reunião ordinária na Huíla

O Presidente João Lourenço orienta hoje, no Lubango (Huíla), a sétima reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que vai avaliar um memorando sobre a evolução dos projectos de Investimento Público definidos para as províncias da Huíla, Namibe e Cunene.

Os membros da Comissão Económica do Conselho de Ministros vão também fazer o balanço do Plano de Caixa do Tesouro Nacional referente ao mês de Maio.

A reunião analisa ainda a proposta de Programação Financeira do Tesouro para o terceiro trimestre de 2018 e a proposta de Plano de Caixa do Tesouro referente ao mês de Julho.

A Casa Civil do Presidente da República informou ontem, em comunicado, que após a sessão da Comissão Económica, o Chefe de Es-tado cumpre, no período da tarde, um programa de visitas a infra-estruturas públicas e empreendimentos diversos, inaugurando alguns dos quais. O regresso do Presidente João Lourenço a Luanda está previsto para amanhã.

Agenda da visita
De acordo com o programa da visita, o Chefe de Estado tem, antes da reunião, um encontro em privado com o governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge. A meio da tarde, João Lourenço desloca-se ao Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto, para visitar algumas áreas como o bloco operatório e a Unidade de Cuidados Intensivos (UTI).

Ainda hoje, o Chefe de Estado visita o Colégio “Paula Frassinett” e as obras que de-correm no Bairro da Minhota, arredores da cidade do Lubango. O programa da visita do Presidente João Lourenço contempla também a inauguração da estrada que parte da rotunda João de Almeida, passa pela Escola de Sargentos e desemboca no monumento da Santa. Hoje à tarde, o Chefe de Estado inspecciona a Centralidade de Eiva, com 200 residências, parte das quais já habitadas.

As audiências com os governadores das províncias do Cunene, Kundi Paihama, e do Namibe, Carlos da Rocha, marcam o final das actividades do Presidente da República agendadas para hoje.

Amanhã, último dia da visita, o Chefe de Estado recebe, em encontros separados, o arcebispo emérito do Lubango, D. Zacarias Kamuenho, o representante do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), pastor André Muanza, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude, Filipe Kameya, e alguns representantes das autoridades tradicionais da região.

Esta é a terceira vez que a Comissão Económica do Conselho de Ministros se reúne fora de Luanda, desde que o Presidente João Lourenço iniciou funções.

A primeira vez foi em Cabinda, em Novembro de 2017, que acolheu a primeira reunião ordinária. A segunda vez foi no Dundo, Lunda-Norte, em Março deste ano.

Na reunião de Cabinda, o Chefe de Estado anunciou a intenção do Executivo realizar reuniões da Comissão Económica fora de Luanda, para tomar contacto directo com os problemas vividos pelas populações nas outras províncias.

Na ocasião, foi aprovado o memorando sobre o ponto de situação dos projectos de subordinação central e local constantes do Programa de Investimento Público de 2017 para aquela província. Foi igualmente apreciada a proposta do Programa de Investimento Público/2018, para a província de Cabinda.

O Presidente da República resumiu as principais preocupações relativas ao grau de implementação dos projectos de investimento público em Cabinda, e informou que passaria a acompanhar, pessoalmente todos os projectos de e para Cabinda. A reunião do Dundo, com a participação dos governadores das Lundas Norte e Sul e Moxico apreciou programas da Indústria e das Finanças. (Jornal de Angola)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.