- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Sociedade Sociólogo defende denúncia dos abusos sexuais a menores

Sociólogo defende denúncia dos abusos sexuais a menores

Os abusos sexuais a menores que ocorrem na família e fora dela devem ser denunciados para se por fim a estes actos, geralmente praticados por adultos, defendeu hoje, terça-feira, o sociólogo, Moniz Pedro.

Esta posição foi tomada por Moniz Pedro, durante uma mesa redonda sobre “ Abuso Sexual de Menores”, organizada pela Oficina do Conhecimento em parceria com a Mediateca Zé Dú, no município do Cazenga, em Luanda.

O sociólogo referiu que a denúncia é fundamental para que os seus agressores sejam criminalmente responsabilizados.

Fez saber que o abuso sexual acarreta muitas consequências, desde a baixa do auto estima e o rendimento escolar, problemas que comprometem o desenvolvimento integral da criança.

Moniz Pedro ressaltou que a origem deste “mal” está ligada aos vários factores, desde a falta de educação sexual no seio das famílias, as crenças religiosas, bem como os hábitos culturais.

Por sua vez, o jurista Diogo Agostinho disse que a punição para esses actos é consoante a idade da pessoa que sofre, sendo para os menores dos 0 aos 12 anos, a pena vai dos 8 aos 12 anos, ao passo os que ocorrem com as pessoas dos 12 aos 18 anos de idade, a pena vai dos 2 aos 8 anos.

O coordenador da Oficina do Conhecimento, Osvaldo Fernando, fez saber que a realização desta actividade surgiu em função dos constantes relatos de abusos sexuais que se têm registado no país.

Desta forma juntaram especialistas para poderem dar o seu contributo de modo a se por fim a está situação. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.