- Publicidade-
InicioMundoÁsiaResgate na Tailândia: 19 mergulhadores para cinco salvamentos "de uma só vez"

Resgate na Tailândia: 19 mergulhadores para cinco salvamentos “de uma só vez”

A terceira fase das operações de salvamento dos jovens encurralados na gruta de Tham Luang, na Tailândia, já começou. As autoridades esperam resgatar hoje os últimos quatro rapazes e o treinador. Os rapazes resgatados ontem apresentavam sinais de hipotermia

Eram 10:08 (4:08 hora de Luanda) quando a última operação de resgate começou, segundo o chefe da missão, Narongsak Osottanakorn. “Todos os cinco vão ser trazidos hoje ao mesmo tempo”, disse, numa conferência de imprensa.

Além dos últimos “Javalis” (nome da equipa de futebol de que fazem parte) e o do seu treinador, no interior da caverna permanecem outros quatro elementos da Marinha tailandesa, que também sairão hoje. A operação envolve 19 mergulhadores.

Para Osottanakorn, a missão de hoje é “mais desafiante” por incluir mais pessoas a resgatar, mas ainda assim espera que decorra tão rápido quanto ontem.

Entretanto, as chuvas fortes voltaram à zona de Mae Sai, cenário que as autoridades tailandesas receavam, colocando mais pressão ainda na missão dos mergulhadores.

SINAIS DE HIPOTERMIA
Os médicos suspeitam que dois dos rapazes resgatados ontem tenham infeções pulmonares e os apresentavam sinais de hipotermia. O Governo diz que os menores estão bem do ponto de vista psicológico e a recuperar.

“Os rapazes são futebolistas, são fortes e têm um sistema imunitário forte”, disse o secretário de Estado da Saúde tailandês, Jesada Chokdamrongsuk.

As famílias apenas poderão visitar as crianças dentro de dois dias, se os exames não tiverem detetado quaisquer infeções.

Quanto aos primeiros quatro rapazes salvos no domingo, continuam internados e já puderam ser vistos pelos familiares, sem contacto direto e apenas através de um vidro.

O hospital revela que os oito menores já retirados não têm febre e deverão permanecer sob observação durante uma semana. (Sic Notícias)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.