Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Moxico: Feira agropecuária arrecada 12 milhões de Kwanzas

Doze milhões de Kwanzas é montante arrecadado durante a II edição da feira agropecuária, encerrada domingo, no município de Camanongue, província do Moxico, depois de demonstrar as potencialidades agrícolas e incentivar as actividades dos agricultores da circunscrição.

De acordo com o porta-voz do evento, Coji Zanguilo, a presente edição superou a anterior (Iª edição), realizada em 2016, onde foram arrecadadas oito milhões de Kwanzas.

O também director municipal da Agricultura e Pescas explicou que o sucesso desta II edição deveu-se ao aumento do número de expositores, num total de 32, contra 21 de 2016, comercializando mais de 18 toneladas de produtos diversos, com destaque para frutas, hortaliças, feijão, milho, batata-doce, entre outros produtos agrícolas.

A feira, que durou três dias, em vez dos dois previstos inicialmente, foi prestigiada pela afluência de vários feirantes, sobretudo os passageiros que faziam o percurso Luena – Saurimo e vice-versa, pelo facto do município localizar-se ao longo da estrada nacional 180, que liga a província do Moxico à Lunda-Sul.

Na sua óptica, a iniciativa ultrapassou as expectativa, por ter atingido os objectivos pelos quais foi promovido, mormente a criação de oportunidades de negócio, facilitar estabelecer parcerias entre agricultores e empresários da região.

Decorrida sob o lema “O papel e a importância da agricultura familiar no âmbito da produção agropecuária no município”, a feira contou com a participação de agricultores individuais, cooperativas e associações agrícolas da municipalidade.

Situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, o município de Camanongue controla seis mil e 90 famílias, enquadradas na presente campanha agrícola, distribuídas em 17 associações e uma cooperativa, prevendo lavrar nove mil e 500 hectares de terra, para colher 30 mil toneladas de produtos diversos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »