Quinhentas e 74 famílias na província do Zaire, beneficiaram de forma directa, desde 2005, de micro-crédito cedido pelo Banco Sol, numa carteira que ronda os 84 milhões de Kwanzas.
O facto foi revelado hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo, pela directora nacional do micro-crédito da referida instituição bancária, Justina Cândido Teixeira.
De acordo com a responsável, que falava sobre o programa de micro-crédito do seu banco, num encontro de auscultação com a juventude de Mbanza Kongo, foram financiados projectos nos domínios das artes e ofícios, agricultura e comércio.
“Muitas famílias têm sabido tirar grandes proveitos destes pequenos créditos, o que permitiu melhorar as suas condições de vida”, disse a directora, para quem o micro-crédito tem uma importância na inserção social das famílias de baixa renda.
Segundo disse, o valor mínimo, atribuído a cada beneficiário, ronda nos 232 mil e 160 Kwanzas para reembolsar em 12 meses.
Durante o encontro de auscultação da juventude, sobre as oportunidades de emprego, 54 empreendedores, com projectos aprovados, receberam do Banco Sol os seus cartões multi-caixas para o levantamento da quantia solicitada, visando a abertura de pequenas empresas.
O encontro foi testemunhado pelo governador provincial, José Joanes André, por membros do governo e técnicos do secretariado de Estado do Ministério da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), entre outros responsáveis de departamentos públicos locais. (Angop)