- Publicidade-
InicioAngolaSociedadeNovo estatuto da carreira do agente da educação dignifica profissionais

Novo estatuto da carreira do agente da educação dignifica profissionais

O novo estatuto da carreira do agente da educação, publicado esta semana, em Diário da República, dignifica os profissionais do sector, além de dar solução aos problemas que os professores há muito reclamavam.

A apreciação foi feita hoje, na cidade do Huambo, secretário municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, Elias Matete.

Destacou, no novo estatuto, a criação das figuras de educadores de infância, docente do ensino primário e secundário, técnico pedagógico e especialista da administração da educação, não contemplados no estatuto anterior.

Referiu que a aprovação do mesmo, cuja elaboração contou com os sindicatos que defendem a dignidade dos trabalhadores da educação, representa um grande ganho para os quadros do sector.

Porém, Elias Matete espera dinamismo na sua implementação gradual, a partir da base da tabela salarial, a iniciar em Setembro, com prazo estabelecido para 12 meses, conforme foi acordado na mesa negocial entre o Ministério da Educação e os Sindicatos.

A execução deste novo estatuto, segundo ele, prevê, de acordo com a grelha das negociações, a transição para o sexto escalão, todos do escalão de professores auxiliares do ensino primário, diplomados que sejam licenciados e bacharéis, de acordo com o que já está concluído.

“O novo estatuto permitirá que todo funcionário da educação seja remunerado segundo o perfil, tempo de serviço e agregação pedagógica, que até então não era reconhecida”, frisou.

Disse, ainda, que o Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social reafirma a sua disposição diplomática de dialogar com a entidade empregadora na implementação do estatuto para dignificação dos professores, de acordo com a Constituição e demais Leis. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.