- Publicidade-
InicioAngolaSociedadeMalanje: Alunos recebem BI nas escolas

Malanje: Alunos recebem BI nas escolas

O Arquivo provincial de Identificação Civil e Criminal de Malanje iniciou sexta-feira a entrega dos primeiros bilhetes de identidade aos alunos que beneficiaram do projecto-piloto de atribuição gratuita do documento.

O processo decorre na escola do I ciclo do ensino primário 1235 no bairro Ritondo, nesta cidade e o acto simbólico de entrega dos BI coube ao administrador municipal de Malanje, João de Assunção, que na ocasião destacou a importância de as crianças, enquanto cidadãos, possuírem o bilhete de identidade, dentro do cumprimento de um dos 11 Compromissos da Criança, concernente ao direito à identidade.

Fez saber que para além de garantir a identidade, o processo de atribuição de BI nas escolas visa também colocar os serviços de identificação mais próximos das comunidades.

A responsavel do Arquivo Provincial de Identificação de Malanje, Elisa João Pereira, disse que o processo está a correr com normalidade, tendo em conta o número de crianças já beneficiadas.

Fez saber ainda que a campanha vai chegar nos próximos dias em mais nove escolas do primeiro e segundo ciclos de ensino secundário da sede de Malanje, até se atingir gradualmente todas as instituições previstas.

Na escola 1235 poderão ser contemplados com o BI cerca de 600 alunos dos mil e 630 matriculados neste ano lectivo.

A emissão de bilhetes de identidade nas escolas arrancou em Junho último em Malanje e abrange crianças dos 6 aos 13 anos de idade, numa iniciativa conjunta entre os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos e da Educação, inserido no quadro de um protocolo assinado a 1 deste mês em Luanda, entre os dois ministérios.

A iniciativa visa garantir o registo massivo de crianças em idade escolar que não tenham ainda Bilhete de Identidade, e decorre sob o lema “O meu primeiro bilhete de identidade rumo à cidadania”.

A par de Malanje, numa primeira fase, o projecto decorre nas províncias de Luanda, Huambo, Bié, Huíla e Moxico. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.