Portal de Angola
Informação ao minuto

Sudão do Sul: Protagonistas do conflito reúnem-se segunda-feira em Nairobi

Salva Kiir, (à dir) e o seu rival, Riek Machar (DR)

O presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e o líder rebelde do Movimento de Libertação do Sudão, Riek Machar, reúnem-se na próxima segunda-feira, em Nairobi, para uma vez mais, tentar encontrar uma solução sobre o fim do conflito nesse país africano, noticiou a Prensa Latina.

De acordo com o sitio digital noticioso Nyamilepedia, Machar viajará à capital queniana para a terceira ronda de conversações com Kiir, num esforço coordenado da Autoridade Inter-governamental para o Desenvolvimento (IGAD).

Os dois principais protagonistas do conflito sul-sudanês tinham reunido no mês passado, em Addis Abeba, pela primeira vez, desde 2016, quando eclodiram as confrontações entre as forças leiais de ambas partes.

Ambos encontraram-se novamente dois dias depois na capital sudanesa, Cartum.

Um alto funcionário sul-sudanês assegurou nesta sexta-feira, ao Nyampedia, que os dois líderes discutirão as questões remanescentes sobre a governação e o número de estados, segundo a proposta de paz apresentada previamente.

Entretanto, soube-se nesta sexta-feira, que o governo do Sudão do Sul e à oposição, assinaram já um acordo no domínio da segurança, com o objectivo de pôr fim aos anos de guerra, sob os auspícios do presidente do Sudão, Omar al-Béchir.

Foram signatários desse documento, o ministro sul-sudanês da Informação, Michael Makueri, e os representantes dos grupos opositores.

As partes concordaram desmilitarizar os centros civis, o calendário para a integração das forças, a criação de um mecanismo conjunto de segurança e os locais de acantonamento.

Segundo o documento, todos os prisioneiros de guerra e detidos políticos serão postos em liberdade de imediato, sob a supervisão do Comité Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, assim como a abertura de corredores humanitários. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »