- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo África Sudão do Sul: Protagonistas do conflito reúnem-se segunda-feira em Nairobi

Sudão do Sul: Protagonistas do conflito reúnem-se segunda-feira em Nairobi

O presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e o líder rebelde do Movimento de Libertação do Sudão, Riek Machar, reúnem-se na próxima segunda-feira, em Nairobi, para uma vez mais, tentar encontrar uma solução sobre o fim do conflito nesse país africano, noticiou a Prensa Latina.

De acordo com o sitio digital noticioso Nyamilepedia, Machar viajará à capital queniana para a terceira ronda de conversações com Kiir, num esforço coordenado da Autoridade Inter-governamental para o Desenvolvimento (IGAD).

Os dois principais protagonistas do conflito sul-sudanês tinham reunido no mês passado, em Addis Abeba, pela primeira vez, desde 2016, quando eclodiram as confrontações entre as forças leiais de ambas partes.

Ambos encontraram-se novamente dois dias depois na capital sudanesa, Cartum.

Um alto funcionário sul-sudanês assegurou nesta sexta-feira, ao Nyampedia, que os dois líderes discutirão as questões remanescentes sobre a governação e o número de estados, segundo a proposta de paz apresentada previamente.

Entretanto, soube-se nesta sexta-feira, que o governo do Sudão do Sul e à oposição, assinaram já um acordo no domínio da segurança, com o objectivo de pôr fim aos anos de guerra, sob os auspícios do presidente do Sudão, Omar al-Béchir.

Foram signatários desse documento, o ministro sul-sudanês da Informação, Michael Makueri, e os representantes dos grupos opositores.

As partes concordaram desmilitarizar os centros civis, o calendário para a integração das forças, a criação de um mecanismo conjunto de segurança e os locais de acantonamento.

Segundo o documento, todos os prisioneiros de guerra e detidos políticos serão postos em liberdade de imediato, sob a supervisão do Comité Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, assim como a abertura de corredores humanitários. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.