Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Biografia de Pepetela é revisitada

(DR)

A obra e a biografia do escritor Artur Pestana “Pepetela”, Prémio Camões 1997, são revisitadas e analisadas nos dias 9 e 30 deste mês, a partir das 10 horas, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, na 6.ª edição do “Escritor do Mês na Biblioteca Camões”.

A obra de Pepetela está indissociavelmente ligada à História de Angola, nos últimos 50 anos. Citado numa nota do Camões, o autor de “Muana Puó” refere que “a minha geração foi privilegiada por ter tido que fazer opções dramáticas.

Em contraponto encontramos outras gerações que perdem os objectivos ou que nunca chegam a ter algum, o que me parece um vácuo demasiado doloroso, simplesmente desumano. Por ter de fazer este tipo de opções (lutar ou não lutar contra a situação colonial, pegar em armas ou trabalhar no exílio frio, desertar ou continuar num exército de ocupação colonial). A literatura da minha geração está ‘contaminada’ por essas opções pessoais”.

A iniciativa é uma organização conjunta entre o Camões – Centro Cultural Português e o Núcleo de Leitura, no quadro do desígnio de promoção da língua portuguesa e de divulgação de autores, revisitando nomes consagrados através da leitura colectiva de extractos das respectivas obras e das biografias.

A actividade interactiva conta com a participação de jovens, sobretudo, estudantes universitários e pré-universitários, utentes da Biblioteca.

Pepetela é um dos mais consagrados autores angolanos, com uma vasta obra publicada e também um dos mais internacionalizados.

Pepetela, de seu nome próprio Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nasceu em Benguela, em 1941 (Jornal de Angola)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »