- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo África Etiópia: Parlamento retira qualificação de terrorista à grupos armados

Etiópia: Parlamento retira qualificação de terrorista à grupos armados

O Parlamento etíope votou nesta quinta-feira, em Addis Abeba, por unanimidade, retirar a qualificação de terroristas a três grupos rebeldes, no âmbito das iniciativas para alcançar o consenso político no país, informaram fontes oficiais, citadas pela Prensa Latina.

Assim, a Frente de Libertação de Oromo, a Frente de Libertação Nacional e Ogaden e o Patriot Ginbot 7, deixam de ter a designação de terroristas, refere uma declaração do Gabinete dos assuntos de comunicação.

Desde que assumiu o poder a 02 de Abril, o Primeiro-Ministro, Abiy Ahmed, lançou um apelo a toda oposição para que se unisse ao processo democrático.

As propostas tiveram respostas positivas, quando altos líderes da OLF chegaram à Addis Abeba, em Maio, para reunir-se com representantes do governo.

De igual modo, Ginbot 7, grupo que pegou em armas desde o interior da fronteira da Eritreia, anunciou nas últimas semanas, a suspensão de qualquer acto de luta ou violência.

Ahmed promoveu nos últimos três meses, reformas que incluem a libertação de 1000 pessoas presas, entre as quais, políticos, opositores, assim como a emenda de algumas leis controversas. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.