Um workshop para esclarecer e auscultar a classe empresarial das províncias do Kuanza Norte, Malange, Uíge e Zaire, sobre a Adesão de Angola à Zona Livre do Comércio Livre da SADC foi realizado nesta sexta-feira no Uíge, numa promoção do Ministério do Comércio.
Ao intervir durante o encontro, presidido pelo Ministro do Comércio, Jofre Van-Dunen Júnior, o governador da província, Pinda Simão, agradeceu a iniciativa do ministério em integrar o workshop no programa das festividades da elevação do Uíge a categoria de cidade.
Segundo o governante, o comércio é fundamental para fechar a cadeia de produção e criação de recursos necessários para o desenvolvimento do país e da região em geral, bem como proporcionar emprego para a juventude.
“A União Africana entendeu que o comércio deve merecer atenção para criar a ponte entre os diferentes países de África, para ajudar o seu desenvolvimento, por isso foi adoptada a estratégia de comércio livre”, disse Pinda Simão.
Ao proceder à abertura do encontro, o ministro do Comércio, Jofre Van-Dunen Júnior, disse ser imprescindível um trabalho do Executivo e dos cidadãos, para redução das assimetrias regionais, a pobreza e aumentar o rendimento para as famílias.
Lembrou que o Executivo está a trabalhar na criação de condições para que o sector privado possa alavancar a economia nacional e tirar o país da dependência do sector petrolífero e caminhar para uma economia diversificada.
A criação do único mercado no continente de bens e serviços vai permitir estabelecer a livre circulação de pessoas e mercadorias, impulsionar o comércio e investimentos.
Estiveram presentes, além dos vice-governadores da oprovíncia do Uíge, membros do governo, e representantes das províncias do Kwanza Norte, Malange, Uíge e Zaire, administradores municipais, agentes económicos e convidados. (Angop)