Portal de Angola
Informação ao minuto

Empresários esclarecidos sobre adesão à zona de comércio da SADC

(DR)

Um workshop para esclarecer e auscultar a classe empresarial das províncias do Kuanza Norte, Malange, Uíge e Zaire, sobre a Adesão de Angola à Zona Livre do Comércio Livre da SADC foi realizado nesta sexta-feira no Uíge, numa promoção do Ministério do Comércio.

Ao intervir durante o encontro, presidido pelo Ministro do Comércio, Jofre Van-Dunen Júnior, o governador da província, Pinda Simão, agradeceu a iniciativa do ministério em integrar o workshop no programa das festividades da elevação do Uíge a categoria de cidade.

Segundo o governante, o comércio é fundamental para fechar a cadeia de produção e criação de recursos necessários para o desenvolvimento do país e da região em geral, bem como proporcionar emprego para a juventude.

“A União Africana entendeu que o comércio deve merecer atenção para criar a ponte entre os diferentes países de África, para ajudar o seu desenvolvimento, por isso foi adoptada a estratégia de comércio livre”, disse Pinda Simão.

Ao proceder à abertura do encontro, o ministro do Comércio, Jofre Van-Dunen Júnior, disse ser imprescindível um trabalho do Executivo e dos cidadãos, para redução das assimetrias regionais, a pobreza e aumentar o rendimento para as famílias.

Lembrou que o Executivo está a trabalhar na criação de condições para que o sector privado possa alavancar a economia nacional e tirar o país da dependência do sector petrolífero e caminhar para uma economia diversificada.

A criação do único mercado no continente de bens e serviços vai permitir estabelecer a livre circulação de pessoas e mercadorias, impulsionar o comércio e investimentos.

Estiveram presentes, além dos vice-governadores da oprovíncia do Uíge, membros do governo, e representantes das províncias do Kwanza Norte, Malange, Uíge e Zaire, administradores municipais, agentes económicos e convidados. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »