- Publicidade-
InicioMundoÁfricaCarlos Lopes nomeado para as Relações com a Europa

Carlos Lopes nomeado para as Relações com a Europa

O economista guineense Carlos Lopes foi nomeado representante da União Africana para as relações com a União Europeia, durante a 31.ª Cimeira da organização que decorreu em Nouakchott, capital da Mauritânia.

A nomeação do economista, que já foi secretário-geral adjunto das Nações Unidas, ocorre numa fase em que a Europa, hoje um bloco de 27 Estados membros, tem prioridades e abordagens de política externa muito diferenciadas daquelas do início das relações, marcadas, desde o início da integração europeia, pelo paradigma assistencial da ajuda ao desenvolvimento.

As partes entendem que a Europa, a África e o mundo mudaram muito nas últimas décadas, dai a responsabilidade de Carlos Lopes, reconhecido pela grande carreira, em que se destaca a de representante da ONU no Zimbabué e, mais tarde, no Brasil, director de Políticas de Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e director executivo do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Pesquisa. (Jornal de Angola)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.