- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo América do Sul Oposição formaliza queixa por corrupção contra Nicolás Maduro

Oposição formaliza queixa por corrupção contra Nicolás Maduro

A oposição venezuelana formalizou hoje no Ministério Público uma denúncia por alegada corrupção contra o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

No documento a oposição acusa Maduro de ter usado recursos do Estado com fins eleitorais, nomeadamente a oferta de pagamento de bónus aos venezuelanos que participaram nas eleições presidenciais de 20 de maio.

“Nicolás Maduro violou o artigo 70 da Lei Anticorrupção ao envolver-se nas campanhas eleitorais usando os recursos do Estado”, disse o deputado da oposição Luís Florido aos jornalistas.

No documento, os opositores explicam que o bónus foi promovido pelo Chefe de Estado através do Cartão da Pátria (criado por Nicolás Maduro para aceder a programas de apoio social e promovido pelo Partido Socialista Unido da Venezuela, o partido do Governo).

A oposição insiste que se não houver respostas favoráveis de parte dos organismos venezuelanos, recorrerá a instâncias internacionais para denunciar o Governo venezuelano e a “inação” do titular do Ministério Público, Tarek William Saab.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, o atual Presidente da República, Nicolás Maduro, venceu as eleições presidenciais antecipadas de domingo com 6.244.016 votos (67,84%).

O opositor Henri Falcón obteve 1.927.174 votos, o pastor evangélico Javier Bertucci 988.761 e o engenheiro Reinaldo Quijada 36.246 votos, indicou o CNE.

De acordo com o CNE, foram registados 9.381.218 votos válidos, que correspondem a uma participação de 46,06% dos 20.527.571 eleitores inscritos.

A oposição não apresentou candidatos e apelou à abstenção, por considerar que não existiam garantias de um processo eleitoral simples e transparente. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.