Quatro mil 671 candidatos estão inscritos para o as provas de admissão ao provimento de vagas para professores na província do Bié, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o director provincial do gabinete da educação, Basílio Caetano.
A dispõe de 983 vagas, sendo necessárias, para dar resposta a carência de quadros nas escolas, dois mil 50 novos docentes.
Das vagas, segundo o responsável que falava à Angop, 300 são para professores do primeiro ciclo do ensino secundário diplomado (6º escalão), 400 de professores do primeiro diplomado (6º escalão), 11 para professores com a formação superior de bacharelato, 272 para professores do segundo ciclo do ensino secundário diplomado (6º escalão).
Basílio Caetano alertou a imperiosidade de os candidatos estarem cientes que os novos professores a serem recrutados serão colocados no interior da província (municípios e comunas) para dinamizar o processo de escolaridade na circunscrição.
Com o teste de seleção marcado para terça-feira, 10 de Julho, nas nove sedes municipais, asseverou estarem criadas as condições matérias, humanas para o êxito do mesmo.
O sector da Educação controla 13.569 professores que labutam em 4.221 salas de aulas, para um universo de 622 mil e 652 alunos matriculados. (Angop)