- Publicidade-
InicioMundoÁfricaVice-Secretária Geral da ONU inicia périplo por África

Vice-Secretária Geral da ONU inicia périplo por África

A vice-secretária geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, encontra-se desde terça-feira, em Juba, Sudão do Sul, no quadro de um périplo pelo continente africano.

Acompanhada por Bineta Diop, a enviada da União Africana para as mulheres, a paz e a segurança, Amina Mohammed, vem ao continente para sublinhar a importância da participação e da inclusão das mulheres nos seus esforços visando a construção da paz, a segurança e o desenvolvimento no Sudão do Sul.

Após a sua chegada ao Sudão do Sul, Mohammed e Diop visitaram o local de protecção dos civis de Wau, a 650 quilómetros a noroeste de Juba, onde encontraram mulheres sul – sudanesas para “ouvir o seu sofrimento”, raiva, frustração e esperança”.

“Estamos aqui para tentar fazer com que as suas vozes sejam ouvidas e onde elas precisam fazer uma diferença”, disse a vice-secretária-geral, às mulheres sul – sudanesas.

Mohammed também visitou Nouakchott, na Mauritânia, onde se realizou uma reunião da União Africana, partilhando com as mulheres sul-sudanesas a mensagem dos dirigentes africanos sobre a situação no seu país: os dirigentes no Sudão do Sul devem mudar, ser responsáveis e prestar contas para a paz no seu país”.

Toda mulher aqui é uma mãe, filha ou uma esposa. Todo homem que perpetua a violência contra nós é um filho, um pai, ou um marido. Por isso, é importante semear os grãos do respeito a favor das mulheres no coração dos seus filhos.

A ONU esforça-se com a sua Missão de Manutenção da Paz no Sudão do Sul (MINUSS) e o Escritório da representante especial sobre as violências sexuais nos conflitos para colocar em relevo as vozes das mulheres sul-sudanesas vítimas de violência junto da comunidade internacional a fim de pressionar os dirigentes a agir.

A vice-secretária-geral, exortou, por outro lado, as mulheres sul-sudanesas a não se desanimarem e não perder a esperança para que possam superar as “tragédias actuais” para alcançar os seus “sonhos de amanhã”. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.