- Publicidade-
InicioMundoÁfricaSudão do Sul: Governo propõe prorrogação do mandato do presidente

Sudão do Sul: Governo propõe prorrogação do mandato do presidente

O governo sul-sudanês aprovou nesta terça-feira, em Juba, um projecto de lei visando prorrogar o mandato do presidente Salva Kiir, para mais três anos, noticiou a Prensa Latina.

Com esta proposta pretende-se emendar à Constituição para extender o mandato de Kiir até 2021, o que é considerado pelos observadores como um atentado às conversações de paz com as forças da oposição, que qualificaram a medida como ilegal.

O deputado Paul Bonju informou que o projecto de lei foi apresentado segunda-feira, ao Parlamento e os deputados querem vota-lo este mês para o tornar em lei

Esta medida surge num momento crítico da realidade sul-sudanesa, transcorridos que são alguns dias desde de que o Governo de Kiir e os rebeldes encabeçados pelo ex-vice-presidente Riek Machar assinaram o acordo de paz.

Tal como aconteceu em ocasiões anteriores, o cessar-fogo foi violado novamente quando as forças do governo e os opositores lançaram vários ataques em simultâneo.

A nação mais jovem do mundo, que obteve a sua independência do Sudão em 2011, foi assolada em finais de 2013, por uma onda de violência devido a um desacordo político entre Kii e Machar.

Por outro lado, o projecto de lei atenta contra os planos discutidos durante as conversações de paz, tendentes a criar um governo de transição nesse país africano, após o fim do conflito. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.