O escritor Lopito Feijó participa a partir desta quarta-feira, 4, nas festividades alusivas ao aniversário da cidade de Coimbra (Portugal), que vão decorrer até ao dia 8 de Julho.
Em declarações à Angop, Lopito Feijo salientou tem previsto participar numa tertúlia sobre as “Literaturas de Língua Portuguesa nas Margens do Atlântico e do Índico” inserida no festival de “Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia” que decorrerá na Praça Infante D. Henrique.
Segundo a programação, para o dia 8, o escritor angolano vai participar no Sarau Multicultural, no qual fará um recital de textos poéticos de autores dos países africanos de língua portuguesa.
Coimbra é uma cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa e das maiores de Portugal, fundada em 1290.
João André da Silva Feijó “Lopito Feijó” nasceu a 29 de Setembro de 1963, em Malanje.
Em 1985 publicou o seu primeiro livro de poemas “Entre o Ecrã e o Esperma” que, fruto de grande aceitação por parte dos meios literários, recebeu uma “Menção Honrosa” no concurso de literatura “Camarada Presidente”, promovido pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD).
Bibliografia
Doutrina (poesia, UEA,1987);
Meditando (ensaio e crítica, 1994).
Rosa Cor de Rosa, Corpo-a-Corpo (plaquetes de poesia, 1987);
No Caminho Doloroso das Coisas — Antologia de Jovens Poetas Angolanos (UEA 1988);
Cartas de Amor (UEA, poesia, 1990);
Imprescindível doutrina contra, 2017 (Angop)