- Publicidade-
InicioDestaquesErdogan toma posse na segunda-feira para novo mandato presidencial

Erdogan toma posse na segunda-feira para novo mandato presidencial

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reeleito a 24 de junho, toma posse na segunda-feira, marcando a entrada em vigor de um novo sistema constitucional que lhe confere poderes reforçados.

Erdogan venceu as eleições presidenciais com 52,6% dos votos, segundo resultados não-oficiais. A comissão eleitoral turca deverá anunciar os resultados oficiais ao final da tarde de hoje.

A cerimónia de tomada de posse realiza-se na segunda-feira no Parlamento, a partir das 16h00 locais (14h00 em Lisboa), segundo a agência Anadolu.

Mais de 3 mil convidados, entre os quais chefes de Estado estrangeiro, deverão assistir à cerimónia, noticiou o jornal Hurriyet, sem avançar nomes.

Com a posse, entram em vigor a maioria das medidas de reforço das competências do Presidente adotadas no referendo constitucional de abril de 2017.

Ao abrigo das novas regras, Erdogan, primeiro-ministro entre 2003 e 2014 e Presidente desde então, pode candidatar-se a mais dois mandatos na presidência de cinco anos cada.

Uma vez empossado, Erdogan visita na terça-feira a República Turca de Chipre do Norte, reconhecida apenas por Ancara, e o Azerbaijão e, na quarta-feira, desloca-se a Bruxelas, para participar na Cimeira da NATO. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.