Cinquenta e quatro supervisores e técnicos provinciais e municipais do Programa Alargado de Vacinação (PAV) do Uíge, Malange e Cuanza Norte participam desde hoje, terça-feira, nesta cidade, num seminário de capacitação para o reforço das acções de vacinação de rotina.
Os participantes a acção formativa de três dias, orientada por três formadores nacionais, abordam entre outros temas “o conceito de vacinação”, “calendário de vacinação”, “disponibilização das vacinas”, “mapeamento dos problemas de vacinação” e outros, visando o fortalecimento das capacidades em comunicação interpessoal de vacinadores e mobilizadores sociais.
Criar uma rede nacional de formadores em comunicação interpessoal, e planos de formação para replicação das capacidades para outros treinadores são alguns dos objectivos a atingir com a formação.
Ao falar na abertura do seminário, a representante do UNICEF para a Área de Comunicação, Mariana Palavra, referiu que a acção formativa visa capacitar vacinadores e mobilizadores sociais a nível dos municípios e províncias, para contribuir no aumento da cobertura vacinal em Angola.
Pediu aos mobilizadores e vacinadores para continuarem a convencer os pais, para o reforço de campanha de vacinação.
O chefe do departamento Nacional de Promoção de Saúde, em exercício, Kumayinga Vanza disse que a formação é de âmbito regional e consta das estratégias do ministério para a melhoria dos serviços em todas as províncias.
Já o director provincial da saúde no Uíge em exercício, Eduardo Manzolele, louvou a iniciativa do MINSA e pediu aos participantes dedicação, interesse para compreensão dos conteúdos a serem apresentados para melhoria da prestação de serviços a população, através da imunização, bem como alcançar os objectivos preconizados pelo ministério neste domínio. (Angop)