- Publicidade-
InicioAngolaRegiõesBengo: Apresentado Manual de auxílio familiar

Bengo: Apresentado Manual de auxílio familiar

“Manual de Auxílio às Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais” é o título de uma obra académica apresentado em Caxito, aos estudantes pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB).

O livro, com 79 páginas e uma tiragem inicial de mil exemplares pela editora Escola Superior Pedagógica do Bengo, conta com quatro capítulos que explica as principais necessidades educativas especiais.

Na sua apresentação, o reitor da universidade Lweji A Nkonda, Carlos Yoba, afirmou que a preocupação em discutir o assunto das necessidades educativas especiais (NEE) tem conquistado espaço no mundo e no país pelo que se pode considerar uma existência efectiva de alguns anos.

Segundo Carlos Yoba, os autores preocuparam-se em apresentar a historiografia do mesmo quando sustentam que em Angola a educação especial em 1972 iniciou de forma tímida através do ensino em privado de pessoas secas em número reduzido de aproximadamente 10 alunos, na escola Óscar Ribas com o enfoque de habilitação e reabilitação profissional.

Os autores da presente obra, disse, asseguram as suas posições teóricas fazendo recursos a pensamentos de diferentes investigadores sobre a matéria, configurando conceitos, aproximações e distanciamentos nas abordagens.

Na sua percepção analítica de muitos autores da obra, de acordo com o reitor da universidade Lweji A Nkonda, foi possível identificar que no grupo de crianças com NEE fazem parte alunos cujas alterações significativas do seu desenvolvimento foram provocadas por problemas orgânicos funcionais e por deficit sócio culturais e até mesmo económicas graves.

Esta obra literária serve também ao lançamento da Editora Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB) com a publicação do Manual de Auxílio às Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.