Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Peso da dívida de Angola vai continuar a aumentar com a desvalorização do kwanza, necessidades de financiamento podem chegar a 20% do PIB

Numa análise às vulnerabilidades económicas e financeiras de Angola e Nigéria, enviada hoje aos investidores, a agência de notação financeira Moody’s destaca o peso da dívida angolana e as necessidades de financiamento do país.

Segundo os analistas, citados pela agência Lusa, as necessidades de financiamento de Angola “podem chegar a 20% do PIB neste e no próximo ano”.

Para os especialistas, o Executivo “deverá endividar-se mais junto de instituições multilaterais como o Banco Africano de Desenvolvimento ou o Banco Mundial, cujo total de empréstimos estava nos 2,1 mil milhões de euros em 2017”.

Lembrando que a dívida externa angolana representa 52% da dívida total do Governo, a Moody’s considera que, apesar das vulnerabilidades, “o país deverá continuar a confiar nas linhas de crédito bilaterais para cumprir as necessidades de financiamento externo, o que mitiga alguns dos riscos”.

Com isto e com a desvalorização do Kwanza, “o peso da dívida vai continuar”, prevêem os analistas, acrescentando que “será difícil para Angola reduzir o já de si significativo volume de dívida”, cujo valor é devido em 75% em moeda estrangeira.

A Moody”s conclui que “as necessidades de financiamento e os riscos de liquidez são os maiores desafios do ponto de vista do crédito”. (Novo Jornal Online)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »