Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Exposição de Arte Contemporânea homenageia Dia de África

Em homenagem ao Dia de África, realiza-se de 2 a 15 de Junho, em Luanda, uma exposição de arte contemporânea, com a participação vários criadores, inserido no “Projecto Wakpon”, que inicia a difusão popular e o reconhecimento universal de artistas africanos contemporâneos.

De acordo com o comunicado da organização chegado hoje, sexta-feira, à Angop, o evento, a decorrer na Galeria Banco Economico (sede), contará com a exposição de 10 artistas, entre os quais do Benim (3), Costa do Marfim, Tanzânia, Senegal, um britânico de origem sul-africana, Camarões e Nigéria, que apresentarão as suas obras neste capítulo das artes.

Concebido sob a direcção técnica de Pierrick Chabi, um jovem empreendedor franco-beninense apaixonado pelo seguinte desafio: o acesso à educação e à cultura; como fazer com que as aprendizagens sejam menos peníveis e mais divertidas, anima o criador.

Engenheiro de software, especializado em sistemas de visão computacional, fundou a “Startup Wakatoon”, que comercializa uma tecnologia quase mágica e com elevado potencial educativo, adianta a nota, acrescenta: “ pinte um desenho no papel, capte-o em fotografia com um smartphone, e pronto, ele ganha vida no ecrã!”, é arte contemporânea.

Primeira instituição privada no Benim, voltada para a cultura e a arte contemporânea, a Fundação Zinsou foi criada em Junho de 2005 por iniciativa da família Zinsou como veiculo para a divulgação e o reconhecimento mundial de artistas africanos contemporâneos.

Em Novembro de 2013, a Fundação Zinsou abriu um museu em Ouidah, no Benim; o primeiro a encarnar a África Ocidental contemporânea. Em qualquer parte do mundo, o aplicativo WAKPON leva os usuários à descoberta de dez artistas contemporâneos que fazem parte da colecção do Museu de Ouidah, através de uma experiência inédita. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »