Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Erdogan com mais de 56% após contagem de mais de metade dos votos

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deverá ser reeleito com uma ampla maioria, reunindo 56,5% dos apoios, quando estão contabilizados mais de metade dos votos, noticiou a agência oficial, Anadolu.

Após a contagem de 50,3% dos votos, Erdogan lidera os resultados eleitorais, enquanto o social-democrata Muharrem Ince tem 28,6%.
Os números divergem dos dados divulgados pela plataforma Adil Seçim, formada pelos partidos da oposição, que dão a Erdogan 43% dos votos, contra 34% de Ince, após a contagem de 12% de sufrágios.

Ince tinha advertido os seus apoiantes, pouco depois do encerramento das urnas, para que não se deixassem impressionar os primeiros resultados, porque, disse, as autoridades divulgam sempre primeiro os resultados de municípios próximos do partido de Erdogan, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), e do chefe de Estado.

O candidato Selahatiin Demirtas, detido, reunia perto de 6% dos votos.

Se nenhum dos candidatos à presidência conseguir mais de 50% dos votos a segunda volta realiza-se em 8 de julho.

Cerca de 56 milhões de cidadãos foram chamados hoje às urnas para eleger o Presidente e um novo parlamento, numas eleições consideradas decisivas porque são um passo para a implementação da reforma constitucional aprovada em 2017, que entrega todos os poderes executivos ao chefe de Estado.

Segundo a agência turca, após a contagem de 37% dos votos para o parlamento, o AKP, no poder, alcança 47% dos votos, seguido do social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP), o maior da oposição, com 19%.

O ultranacionalista Partido de Ação Nacionalista (MHP), aliado do AKP nesta eleições, terá alcançado 12%, o que garantiria à coligação AKP-CHP contaria com a maioria absoluta no parlamento. (Notícia ao Minuto)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »