InicioAngolaRegiõesPonte cais do Nóqui dinamiza trocas comerciais com a RDC

Ponte cais do Nóqui dinamiza trocas comerciais com a RDC

A entrada em funcionamento, este ano, da ponte cais do município do Nóqui, província do Zaire, vai dinamizar as trocas comerciais entre Angola e a vizinha República Democrática do Congo (RDC).

A afirmação é do Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Soyo, Manuel Nazareth Neto, em declarações hoje, sexta-feira, à imprensa, no Soyo, tendo adiantado a existência de um programa, em carteira, para a recuperação e reequipamento desta infra-estrutura portuária.

“É um projecto que interessa algumas empresas nacionais e não só, como a Cimangola e outras. Por isso, estamos a criar as melhores condições internas que permitam a operacionalização desta infra-estrutura, nos próximos dias”, explicou.

O responsável disse haver contactos regulares com os empresários nacionais interessados na operacionalização da ponte cais do Nóqui e que têm a RDC e outros países desta região como mercados preferenciais para a exportação dos seus produtos e vice-versa.

“Os nossos empresários estiveram no mês de Abril no Nóqui, onde constataram as actuais condições da ponte cais e, neste momento, estão a preparar uma proposta a discutir com a Administração do Porto do Soyo sobre o funcionamento daquele projecto”, revelou.

Segundo disse, àquela estrutura encontra-se parcialmente intacta, necessitando apenas de algumas obras para a sua recuperação e reactivação, de modo a prepará-la para atender embarcações de pequeno e médio porte, similares com as que atracam nos portos de Cabinda (Angola), Boma e Matadi (RDC), excepto as contentorizadas.

Edificada antes da independência nacional, a referida infra-estrutura beneficiou, em 2007, de obras de reabilitação, cujos trabalhos foram financiados pelo governo provincial do Zaire.

O município do Nóqui está localizado a 175 quilómetros a noroeste da cidade de Mbanza Kongo e faz fronteira com a cidade de Matadi (RDC). (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.