InicioAngolaPolíticaPartido Social Democrata quer novo rumo para CPLP

Partido Social Democrata quer novo rumo para CPLP

O Presidente do Partido Social Democrata (PSD), maior formação política na oposição em Portugal, Rui Rio, defendeu hoje (quinta-feira), em Luanda, um novo rumo para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Sou um fã da CPLP. Temos que encontrar um rumo para a CPLP. Por ser vital para todos os portugueses e falantes”, disse aos jornalistas à saída de um encontro com o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos.

Informou que a CPLP possui cultura e língua comuns, além de ter uma economia que se complementa.

A organização é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e São Tomé e Príncipe, num número acima de 250 milhões de habitantes.

Sobre a pretensão de Angola integrar outros blocos como a francofonia e a commowealth, Rui Rio afirmou que o PSD sempre apostou na CPLP e no seu alargamento para lá do espaço lusófono.

O líder partidário considerou normal o processo de transição em curso em Angola, tendo acrescentado que será consolidado em Setembro próximo com a realização do VI congresso extraordinário do MPLA.

Trata-se de um congresso que vai eleger João Lourenço para presidente do MPLA, partido no poder em Angola, substituindo José Eduardo dos Santos.

José Eduardo dos Santos recebe líderes religiosos

O presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, reafirmou hoje (quinta-feira) o desejo de continuar a ajudar o país, segundo a secretária-geral do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA), Deolinda Teca.

A informação foi prestada à imprensa pela líder religiosa, que chefiou uma delegação que nesta quinta-feira encontrou-se com o líder do MPLA.

Disse que José Eduardo dos Santos encorajou o CICA a continuar a apoiar a nova governação do país, liderada por João Lourenço.

“Fomos saudar e agradecer o período de transição pacífica que se está a viver”. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.